Atps de Auditoria 1 etapa
Auditoria Interna
Auditoria Externa
CONDUZIDA POR FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA
Comprovar a exatidão dos registros contábeis; Emitir parecer (opinião) sobre as demonstrações contábeis auditadas. CONTROLES INTERNOS
Propor soluções para o aperfeiçoamento do controle interno e do sistema contábil da entidade
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Verificar a correta apresentação e divulgação das demonstrações contábeis; QUALIDADE DE SERVIÇOS / PRODUTOS
Emitir parecer (opinião) sobre as demonstrações contábeis auditadas. PREVENIR E DETECTAR FALHAS DE PROCESSO técnica contábil utilizada para avaliar essas informações, constituindo, assim, complemento indispensável para que a contabilidade atinja, plenamente, a sua finalidade.
DISCREPÂNCIA NAS ATIVIDADES ADM deve estar atento à possibilidade de irregularidades,
MAIOR CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES, procurar dar sugestões de melhoria dos controles internos e de planejamento fiscal adequado com possíveis economias de impostos
Etapa 1 – Passo 2
Exames Físicos - consiste na verificação "in loco", permitindo ao auditor formar opinião quanto à existência física do objeto ou item a ser examinado. Este exame deve possuir as seguintes características: existência física: comprovação visual da existência do item; autenticidade: discernimento da fidedignidade do item; quantidade: apuração adequada da quantidade real física; e qualidade: comprovação visual ou laboratorial de que o objeto examinado permanece em perfeitas condições de uso.
O exame físico realizado pelo Auditor relativamente à existência dos estoques de um órgão/entidade, tem por objetivo a constatação visual de que estes existem e nas quantidades apuradas. O Auditor deve, sempre, ter a segurança e preocupação de que aquilo que será examinado tem por objetivo a identificação correta, abrangendo as características acima citadas.
O exame físico não existe por si só. Trata-se de um procedimento complementar que