ATPS de Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Administração de caixas é o controle de todas as entradas e saídas das empresas. O motivo da mortalidade da maioria das empresas é a falta de entendimento do proprietário referente à área administrativa, eles acham que o papel dele é apenas produzir e demandar serviços. O controle financeiro é fundamental para ter projeções financeiras futuras através do fluxo de caixa. O fluxo de caixa com informações bem otimizadas dá a empresa uma visão ampla e completa dos lançamentos de todas as contas a serem pagas, aplicação, entradas e saídas de valores.
Estabelecendo controles:
Todos os departamentos devem ter uma constante comunicação com os demais setores da empresa. O papel de cada um é visar menores custos e maiores receitas.
Custo de capital:
São os recursos necessários para atender as necessidades de capital da empresa. Neste momento é exigida do administrador financeiro uma análise altamente rigorosa sobre o investimento do capital, do qual será mais viável para empresa, aplicar este capital e trabalhar com capital de terceiros, ou trabalhar com capital próprio. Se a taxa desta aplicação superar a taxa que paga pela utilização de capital de terceiros ou não, se superar o ideal será aplicar o capital e trabalhar com capital de terceiro, isso analisando o risco total desta aplicação e o que a empresa espera é que se calculem todas as projeções da empresa.
Considerando que o valor presente é o valor montante no futuro, descontados a taxa de desconto (taxa de capitalização) e a taxa de desconto é a taxa de juros aplicada a uma série de pagamentos ou recebimento ajustado aos riscos, se o investidor decidir que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação for de 6%;outra ação com o dobro de riscos for de 12%, o nível de risco da taxa de 6% é baixa e a de 12% é alta, pois quanto menor for o risco percebido menor deverá ser a taxa de desconto e vice versa e os retornos futuros devem ser