ATPS Contabilidade
Alguns historiadores relatam que os primeiros sinais da existência de contas surgiram a aproximadamente 4.000 A. C. O Homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade. Para mensurar, avaliar e controlar seus bens pessoais desde os tempos remotos, os reis, faraós, comerciantes, agricultores, etc, utilizavam técnicas de registros, o que pode ser entendido como o início da contabilidade.
b) Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais? Foi na Mesopotâmia, atual Iraque, que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais. O homem começava registrar seu patrimônio. Era a origem do diário.
c) Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis? A partir do momento em que os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, atual Iraque, os homens começaram a registrar seus patrimônios e os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros.
O Papiro é uma planta, é também o meio físico usado para a escrita durante a Antiguidade. O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.
d) Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião? Dos Portos de Tiro e Sidom os Fenícios navegavam pelo mediterrâneo expandido suas redes de comércio, foram eles os primeiros a desenvolverem as trocas com base monetárias e simplificaram os registros por símbolos.
e) Qual reinado se expandiu por toda a Europa, norte da África e Oriente Médiodisseminando o sistema jurídico de contabilidade