Atps contabilidade
1.1 A História da Contabilidade
A história da Contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização e esta ligada a necessidade de desenvolvimento, foi pensando no futurístico que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso.
Podemos resumir a evolução da Contabilidade da seguinte forma:
Contabilidade do Mundo Antigo – Período que se inicia com as primeiras civilizações até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Líber Abaci, da autoria de Leonardo, o Pisano.
A história da Contabilidade se inicia nos tempos das cavernas, pesquisas arqueológicas realizadas na Síria, Israel e Iraque localizaram fichas de barro que possivelmente poderia te sido usada pelos homens isso demonstra que muito antes de 8.000 A.C. O homem já estava preocupado com sua riqueza. Neste período o homem não sabia contar e nem o que era números, com isso controlava o seu estoque com folhas, ossos de animais, pedras etc. Com o passar do tempo o sentiu a necessidade da troca, percebeu que não daria para sobreviver só do que tinha então aumentou seu estoque realizando a troca de mercadorias com pesca, caça animais para criação e frutos.
Com o desenvolvimento das pessoas por sua vez a contabilidade se fazia presente registrando e controlando suas ações. Um detalhe que se deve destacar e os registros contábeis foram se evoluindo de acordo coma necessidade do homem porem eles não eram uniformes, pois cada um o fazia de acordo com o seu conhecimento e conceito.
Contabilidade Medieval – Frei Luca Pacioli pode ser considerado o pai da Contabilidade em 1494 publicou enfatizando a teoria contábil dos métodos das partidas dobradas onde debito e credito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, destacando também a Summa de Aritmética, Geometria Proportioni onde destacava inicialmente o necessário ao bom comerciante conceituava inventario e como fazê-lo, descrevia sobre livros mercantis, memorial diário e razão.