Atps contabilidade
Definição e critérios de avaliação de ativo, definição e critérios de avaliação de passivo e patrimônio líquido.
➢ Ativo: O Ativo compreende os “bens e os direitos” da entidade expressos em moeda; Caixa, Banco, Imóvel, Veiculo Equipamentos, Mercadorias, Títulos a receber, clientes, são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui. Todos os elementos componentes do ativo acham-se discriminados no lado esquerdo do Balanço Patrimonial
➢ Passivo: O Passivo compreende basicamente as “obrigações” a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Títulos a pagar, Fornecedor, Salários a pagar, Hipotecas a pagar, são algumas das obrigações assumidas normalmente pôr uma entidade. Todos os elementos componentes do Passivo acham-se discriminados no lado direito do Balanço Patrimonial.
➢ Patrimônio Líquido: é como sendo a diferença entre o valor do “Ativo e do Passivo” de uma entidade, em determinado momento.
Exemplo: ✓ Total do Ativo de uma entidade. ✓ Total do passivo. ✓ Patrimônio Liquido.
O Patrimônio líquido de uma entidade é composto pelas seguintes fontes:
Investimentos: Efetuados pelos proprietários em troca de ações, quotas ou outras participações.
Lucro: Acumulados na entidade como fonte de Financiamento.
➢ Lei 11.638/2007
A Lei Complementar 11.638/2007, chamada de lei das sociedades anônimas, trouxe a regra de que as Sociedades Limitadas de grande porte seriam enquadradas na lei citada, no que tange a obrigação de realizar auditoria, seguindo os padrões internacionais de contabilidade, tendo que publicar seus balanços.
A Lei n° 11.638, de 28 de dezembro de 2007, publicada na mesma data no DOU - edição extra instituiu várias modificações nos padrões de contabilidade até então vigentes no país. Alterou e revogaram dispositivos da Lei n° 6.404/76 e da Lei nº 6.385/76, estabelecendo nova disciplina relativamente a elaboração e divulgação de