atps contabilidade
Despesas e Receitas fazem parte da Demonstração de Resultado do Exercício e a cada fim de período elas se confrontam o que sobra tem de ser zerado pela conta resultado que vai demonstrar o lucro ou prejuízo da empresa nos patrimônio líquido dentro do passivo do balanço patrimonial, despesas demonstram os gastos da empresa para que ela possa exercer sua atividade e tem natureza devedora, receitas tem por fim demonstrar o que a empresa ganhou no exercício de sua atividade, e tem a natureza credora.
ATIVO E PASSIVO
Ativo é a reunião de todos os direitos, bens e valores que devem ser recebidos de uma entidade. Isso significa é tudo que a sua empresa tem a receber de outra. Já o passivo é totalmente o contrário. Passivo é o conjunto de obrigações, financeiras ou não, de sua instituição com outras empresas.
Ativo compreende as aplicações de recursos representados por bens e direitos.
Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, empresa no sentido de entregar dinheiro, bens ou serviços a uma pessoa, empresa ou organização externa em alguma data futura.
PATIMÔNIO LÍQUIDO
Na maioria das vezes, o Patrimônio Líquido é visto como sendo apenas uma diferença entre Ativos e
Passivos.
Patrimônio líquido (PL) é a soma dos valores contábeis pertencente aos acionistas ou sócios. O capital Social, que é uma conta do PL, representa os valores subscritos e integralizados pelos acionistas em favor da empresa. Essa conta é subdividida em duas outras, a saber: Capital Social Subscrito e Capital Social Integralizado.
BENS E DIREITOS
O termo Patrimônio significa, a princípio, o conjunto de Bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se de valores a receber. Para a Contabilidade esses valores a receber são denominados de Direitos.
Relacionando-se apenas os Bens e os Direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. Faz-se necessário evidenciar as