ATPS CONTABILIDADE TRIBUT RIA FINAL RodrigoWin8
6984 palavras
28 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERACENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
6º SEMESTRE
.
Sumário
INTRODUÇÃO 3
SISTEMA TRIBUTTÁRIO NACIONAL 4
Breve história dos Tributos 4
Dicas Econômicas 6
Taxas, Contribuições e Impostos 6
Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional 7
Alíquotas e Tabelas 8
AS ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS: IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES 18
PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES DAS EMPRESAS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL 22
CÁLCULO DE DADOS FICTÍCIOS PARA EMPRESA OPTANTE PELO SIMPLES 27
QUADRO COMPARATIVO LUCRO PRESUMIDO/LUCRO REAL 28
ANÁLISE COM BASE NA APURAÇÃO DOS DADOS FICTÍCIOS 29
PRINCIPAIS ASPECTOS DO CPC 32 29
CONCLUSÃO 31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 32
INTRODUÇÃO
Com a evolução econômica, houve o aumento da competitividade entre as empresas e a alta carga tributária que corresponde hoje a algum em torno de 40% do PIB. Muitas empresas brasileiras enfrentam dificuldades para se manter no mercado nos seus primeiros anos de atividade. Um dos principais fatores consiste na falta de um adequado planejamento tributário para a empresa.
Tendo em vista esses fatores deve-se levar em consideração que os empresários e contadores se unam para trabalharem juntos, avaliando a melhor forma de tributação para a empresa, no momento inicial e, também durante seu funcionamento.
O Planejamento tributário tornou-se de suma importância para as empresas, tendo em vista que a legislação tributária brasileira, em razão do seu número de leis e de constantes alterações, passa a ser vista como bastante volumosa e complexa, dificultando aos empresários a devida interpretação.
Nesse contexto o contador, além de conhecimentos técnicos, tem a função de estar sempre se atualizando em razão das constantes mudanças da legislação, procurando subsidiar os empresários, para que estes possam acompanhar e colocar em prática as orientações deste profissional, e desta forma poder obter vantagens na legislação tributária.
SISTEMA