ATPS CONTABILIDADE INTERMEDIARIA
Introdução.......................................................................................................................2
Conceitos Escrituração Contábil......................................................................................3
Questões: Escrituração Contábil......................................................................................8
Desenvolvimento Livros Contábeis SPED.......................................................................10
Relatório demonstrações contábeis obrigatórias...............................................................11
Referencias.....................................................................................................................
Introdução
O trabalho irá apresentar as etapas 2 e 3 da ATPS da disciplina de Contabilidade Intermediária. Contemplando temas importantes para o nosso aprendizado e para compreensão da necessidade e o uso das contas nas empresas, afinal as mesmas corrigem o valor histórico, ajustando-o para expressar o provável valor de realização e ajudando para decisões que interferem num bom desenvolvimento da entidade.
Conceitos Escrituração Contábil
Escrituração contábil é a forma de registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que acontecem na empresa que mudam ou possam vir a mudar sua situação patrimonial. É a primeira e a mais importante das formas contábeis, onde só depois dela que se desenvolvem as demais formas de demonstração, análise e auditoria. Sua função é a de fornecer as informações sobre um patrimônio determinado.
Tudo sobre a entidade deverá ser escriturado, para isto devem ser utilizados livros contábeis, que tem critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros como o Livro Diário e o Livro Razão são obrigatórios, que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registrados permanentes da empresa.
Em uma entidade a contabilidade deverá ser