ATPS Cont Avan Out II
Dentro do tema abordado na disciplina contabilidade avançada II destaca-se as definições do Comitê de Pronunciamentos Contábeis 2 (CPC) e investimento coligada e controlada, métodos de equivalências patrimoniais na etapa I, com o objetivo de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos contábeis, implementaremos também com os conceitos de Joint Venture na etapa II e onde também apresentaremos conceitos de c Custo de Oportunidade do Capital, juros sobres capitais próprios na etapa III etc
1. Definições do CPC 18 – Investimento em coligada e em Controlada. As seguintes definições foram tiradas do Pronunciamento CPC 18. Investimento em Coligadas e em Controladas.
•Método de Equivalência Patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado pelo reconhecimento da participação atribuída ao investidor nas alterações dos ativos líquidos da investida. O resultado do período do investidor deve incluir a parte que lhe cabe nos resultados gerados pela investida. •Coligada é uma entidade, incluindo aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, sobre a qual o investidor tem influência significativa e que não se configura como controlada ou participação em empreendimento sob controle Joint Venture.
•Demonstrações consolidadas são demonstrações contábeis de um conjunto de entidades (grupo econômico) apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica.
•Influência significativa é o poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida, sem controlar de forma individual ou conjunta essas políticas. •Controle é o poder de governar as políticas financeiras e operacionais da entidade de forma a obter benefícios de suas atividades.
•Controlada é a entidade, incluindo aquela não constituída sob forma de sociedade como uma parceria, na qual a controlada, diretamente ou por meio de outras