ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS
PÓLO FORTALEZA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
AS CIÊNCIAS SOCIAIS ESTUDAM A VIDA DOS INDIVIDUOS EM SOCIEDADE SUA ORIGEM, DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO, GRUPOS SOCIAIS E CULTURA.
ALEX BRITO DE OLIVEIRA - RA: 398153
FABIANA MENDES FARIAS - RA: 400691
FLAVIO
ROSEMARY ARAÚJO COSTA - RA: 394232
TUTORA
PROFª Mª CLAUDIA BENEDETTI
FORTALEZA
NOVEMBRO 2012
1 ETAPA
CULTURA
No final do século XVIII e no princípio do seguinte, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade,enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês Culture, que “tomado em seu sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, lei, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
Com esta definição Tylor abrangia em uma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição a ideia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos.
Concepções modernas de cultura
Goodenough: cultura como um sistema de conhecimento; consiste em tudo aquilo que alguém tem que conhecer ou aceitar para operar de maneira aceitável em sua sociedade.
Lévi-Strauss: cultura como um sistema simbólico, uma criação acumulativa da mente humana.
Geertz: como um catálogo simbólico que governa e controla nosso comportamento, sendo a cultura vista como uma teia de significados que o homem teceu.
Desta forma. A cultura não é nunca particular, mas sempre pública; não é um poder, mas um contexto; a cultura não é um fenômeno natural, mas social, cuja gênese, manutenção transmissão e transformação estão a cargo dos atores sociais.
A