ATPS CIENCIAS SOCIAIS
Esclarecidos os pontos acima podemos chegar ao conceito de Sociedade, que é pode ser descrito como as “teias”, as conexões existentes entre os indivíduos. Não podemos tratar o homem como um ser que vive isoladamente, pois o mesmo constrói relacionamentos que permitem sua sobrevivência, já que é praticamente impossível pensar na possibilidade de vida misantropa. Podemos aprofundar esses conceitos estudando significado de “Interdependência” vejamos:
É um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causar efeitos, positivos e/ou negativos, em toda a sociedade. Ao mesmo tempo, esse mesmo indivíduo, por sua vez, é influenciado pelo todo. Com isso, é possível dizer que todas as pessoas e coisas que rodeiam a vida dos seres humanos estão interligadas e afetam a vida de todos de forma significativa.
Fica claro que é impossível retirar do individuo sua responsabilidade pelos rumos das meio que vive e ratifica que ele não se trata de uma marionete nas mãos da sociedade. Essa é uma questão bastante discutida e disseminada em nossa meio. Costumamos ouvir por toda parte que o indivíduo é escravo da Sociedade, no entanto, o mesmo é agente formador do meio no qual está inserido.
A ideia de Indivíduo “nasce” a partir do Sistema Capitalista,