ATPS CIENCIAS SOCIAIS
POLO JUAZEIRO DO NORTE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
Cícera Freitas - 432895
Claudemir - 7536654311
Berg - 425736
Eliane Duarte - 405819
Maria Segislane - 416321
Naiane Alves - 405930
RELATÓRIO DA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Tutor presencial: Veraneide Aguiar de Sousa
JUAZEIRO DO NORTE-CE
2013
1. ETAPA 1
Significados de cultura, indivíduo e sociedade
Todos os povos possuem cultura, na qual estão inseridas modos de viver, mitos, crenças, valores éticos, etc. Segundo Dias (2013) cultura é algo intrínseco a todo ser humano, o indivíduo só é humano por possuir cultura, e só encontramos cultura juntos aos seres humanos. Cardoso; Ianni (1976) considera a cultura como a maneira de viver de uma sociedade que compreende inúmeros pormenores referentes ao comportamento, mas entre eles há sempre fatores em comum.
Em relação ao indivíduo podemos considerar de acordo com Dias (2013) indivíduo quando sozinho não possui representatividade, porque o ser humano é um produto as interações sociais. De acordo com o dicionário Aurélio indivíduo significa uma pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.
A sociedade é considerada por Dias (2013) como sendo espaços onde membros de uma sociedade, de forma individual ou organizada, tomam suas decisões de maneira autônoma, livre e voluntária, atendendo a seus próprios critérios, valores, culturas e interesses.
Desse modo, percebe-se a interação existente entre os conceitos citados, que em alguns momentos a inexistência de um deles leva automaticamente a inexistência do outro.
REFERÊNCIAS
CARDOSO, H. F.; IANNI, O.; Homem e Sociedade - Leituras Básicas de Sociologia Geral. 317 pp- : Companhia Editora Nacional. 1976.
DICIONÁRIO AURÉLIO. Disponível em: