Atps ciencias sociais
CIENCIAS CONTÁBEIS
1° e 2° SEMESTRES
ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS
PROFESSOR EAD: HELENROSE APARECIDA DA SILVA PEDROSO COELHO
TUTOR PRESENCIAL: RODRIGO DIAS
BRASILIA/DF
NOVEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
Abordaremos nesse trabalho aspectos importantes sobre as Ciências Sociais.
As Ciências Sociais tem como objetivo estudar a vida do indivíduo em sociedade e é dividida em campos especializados, como por exemplo, a Sociologia.
A Sociologia é um estudo científico do comportamento humano e suas interações que pode explicar fenômenos sociais utilizando conceitos de estrutura social e cultural.
Sociedade, Indivíduo e Cultura
A história da humanidade mostra que o homem sempre viveu em grupos e que o contato com esse grupo é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Todas as pessoas nascem dentro de um grupo social e passará a ter hábitos e atitudes dos outros membros de seu grupo e isso fara que sejam aceitos dentro dessa sociedade.
Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Os autores Berger e Lukmann, explicam a sociedade como realidade subjetiva, considerando que a socialização é o processo pelo qual ocorre a interiorização da realidade e é explorada de duas formas: a socialização primária e a socialização secundária.
-A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual se torna membro da sociedade. Através da socialização primária o indivíduo toma posse de um “eu” e de um “mundo” objetivo, ou seja, é integrado a uma dada realidade. O indivíduo adquire conhecimento do papel dos outros e neste processo entende o seu papel, em suma, apreende sua personalidade através de uma atitude reflexa.
-A socialização secundária é a interiorização de “submundos” institucionais e baseados em instituições. Estes submundos são geralmente realidades