ATPS CIENCIAS 1
2015
ATPS
Fundamento e Metodologia de Ciências.
Prof° Raphael 7°C
NOMES
Dalila Joná da Silva
Daniel Ferreira de Barros
Selma de Jesus Silva
Maria Goreti R. S. Pereira
RA
4256802448
4422845839
4222776766
3730715767
Introdução:
O conhecimento científico é uma leitura minuciosa que se envolvem questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética. Vale lembrar que Piaget em seus estudos evidenciou a importância dos experimentos físicos com crianças ao utilizá-los em suas pesquisas na busca por respostas aos problemas que deram origem a epistemologia genética.Contudo entender, analisar e avançar numa reflexão sobre a temática, de forma crítica e prática sobre algumas ocorrências do conhecimento científico e sua importância para a vida do cidadão comum.
A educação científica, se constitui em uma área da educação que envolve problemas peculiares, e distintos outros campos de referência da escola. Dentre as peculiaridades, está o sentido que precisa ser dado a ela no processo de formação de professores, a fim de que, de fato, possa existir uma escola que viabilize um ensino instigante, crítico e desafiador. Logo, ressaltamos a importância da formação do professor pesquisador, como referencial norteador.
A cromatografia foi empregado em 1906 por um botânico russo ao descrever suas experiências na separação dos componentes de extratos de folhas. Nesse estudo, a passagem de éter de petróleo (fase móvel) através de uma coluna de vidro preenchida com carbonato de cálcio (fase estacionária), à qual se adicionou o extrato, levou à separação dos componentes em faixas coloridas. Este é provavelmente o motivo pelo qual a técnica é conhecida como cromatografia (chrom = cor e graphie = escrita).
A cromatografia foi praticamente ignorada até a década de 30, quando foi redescoberta. A partir daí, diversos trabalhos na área possibilitaram seu aperfeiçoamento e, em conjunto com os avanços tecnológicos, levaram-na