ATPS - Banco de Dados
2.2.1 Conceito
Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento. É uma parte importante do desenho de um sistema de informação.
A modelagem de dados é a primeira etapa de um projeto que envolva banco de dados e tem como seu principal objetivo o desenvolvimento de um modelo que contenha entidades e relacionamentos, e que com isso seja possível representas as especificações das informações do negócio (OLIVEIRA,2002).A modelagem de dados ajuda a organizar a forma de pensamento sobre os dados, demonstrando o significado.
A abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física. A primeira e conhecida e usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado, a segunda já agrega alguns detalhes de implementação e a terceira demonstra como os dados são fisicamente armazenados.
Um modelo de dados é a coleção de, pelo menos, 3 componentes:
1) Um conjunto de tipos de estruturas de dados
Define o tipo de dados e como se inter-relacionam
2) Um conjunto de operadores
Operações que permitem manipular as estruturas de dados definidas.
3) Um conjunto de regras de integridade
Regras que definem que dados são válidos
2.2.2 Modelos de Dados mais Utilizados
2.2.2.1 Modelo Relacional
O Modelo Relacional foi introduzido por Edgar Frank Codd (1970) e tornou-se um padrão para aplicações comerciais, devido a sua simplicidade e desempenho. É um modelo formal, bastante representativo e ao mesmo tempo bastante simples, foi o primeiro modelo de dados descrito teoricamente.
Revelou-se ser o mais flexível e adequado ao solucionar os vários problemas que se colocam no nível da