ATPS Auditoria
1 – Explicar o que é Auditoria:
Para entendermos melhor o significado de Auditoria, podemos iniciar com a origem do termo:
AUDIRE, do latim, que significa OUVIR. Ampliando o conceito, os ingleses transformaram em AUDITING, que traz um sentido de revisão e verificação, ou seja, o que é a auditoria hoje. Portanto, a auditoria, que pode ser externa ou interna, significa verificação, análise, conferência e comunicação dos resultados, dentro do que se propõe o auditor.
2 – Quais os tipos de auditoria existentes? Explique cada um. Existem 02 tipos de auditoria:
INTERNA
Esta auditoria tem por finalidade realizar a avaliação de desempenho da empresa, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de serviços e de produtos.
Garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa, a auditoria interna age buscando prevenir e detectar falhas da operação, discrepâncias nas atividades administrativas e identificando não conformidades no geral.
A NBC TI 01, diz que: a auditoria interna compreende exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
A auditoria trabalha na prevenção de:
FRAUDES: Ato intencional de omissão ou manipulação dos fatos/operações.
ERROS: Ato NÃO intencional de omissão ou manipulação dos fatos/ operações.
Os testes realizados pela auditoria são:
TESTES DE OBSERVÂNCIA: Segurança dos controles internos estabelecidos.
TESTES SUBSTANTIVOS: Avaliação da exatidão dos dados produzidos pelos Sistemas de Informação da empresa.
A auditoria interna em sua maioria é realizada por profissionais da empresa, porém as auditorias tributárias, ambiental, da tecnologia da informação, podem ser feitas por terceiros, sendo chamadas também