atps análise de investimentos
Aula-tema: Os Tipos de Investimentos
Esta atividade é importante para que você possa reconhecer os tipos de investimentos e visualize oportunidades de negócios. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
Passo 1 O que é investimento:
Os investimentos financeiros são opções para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, para ter uma garantia de vida, uso em caso de necessidades, entre outros. Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva, ou seja, em bens de capital. Pois ele significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro (em termos econômicos, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo). Para fazer uma boa escolha, você precisa saber qual o objetivo a ser atingido, qual o tempo do investimento que gerar lucros e que tipo de risco está disposto a assumir. É mais comum da população brasileira fazer empréstimos e financiamento e não o contrário, pois investimentos financeiros é com certeza uma melhor escolha para todos os perfis.
Porém não é tão fácil prever quanto um investimento vai render, pois enfrentamos algumas barreiras, tais como:
Risco de Mercado - decorre das condições da economia.
Risco de Crédito - quando o que investimento não renda o esperado.
Risco de Liquidez - está diretamente relacionado á Lei da Oferta X Procura.
Risco Legal - está relacionado com eventuais questões legais que poderão causar problemas no cumprimento das condições combinado.
Risco Operacional - reflete as falhas ocorridas nos equipamentos de uma companhia, falhas humanas no controle de custos e gerenciamento das quantias aplicadas, má administração dos recursos do emissor etc.
As principais modalidades de investimentos são:
Poupança: uma das aplicações mais tradicionais, A poupança é o dinheiro que nós temos e que não gastamos. É dinheiro que preservamos. Ou então que ainda