ATPS Análise de investimentos
Este trabalho tem por objetivo elaborar um Projeto de Investimentos, onde será analisada a viabilidade econômica, utilizando as técnicas TIR, VPL e Payback.
ETAPA 1
2. ANÁLISE DE INVESTIMENTOS:
Segundo Oliveira, Rodolfo Leandro de Farias, no livro Análise de Investimentos, os Investimentos envolvem decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com o objetivo de propiciar retorno.
Os investimentos podem ser de diferentes tipos:
A. Investimentos públicos: recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas com o intuito de gerar bem-estar social.
B. Investimentos privados: recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado com o intuito de gerar retorno monetário aos seus investidores.
C. Investimentos mistos: recursos disponibilizados em aporte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:
1. Certificado de Depósito Bancário (CDB).
2. Caderneta de Poupança.
3. Debêntures.
4. Ações de Empresa.
5. Fundos de Investimentos.
6. Títulos públicos
1. Certificado de Depósito Bancário: são títulos de renda fixa, emitidos por uma instituição financeira, normalmente um banco privado ou público, em troca de um depósito a prazo. Pode ser emitido tanto com taxa pré-fixada quanto com taxa pós-fixada. Utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captação de recursos.
2. Caderneta de Poupança: É um instrumento muito tradicional de renda fixa e, atualmente, sua rentabilidade é um misto entre taxa pré-fixada e taxa pós-fixada. Ela calcula o rendimento de uma conta de acordo com o aniversário de cada valor poupado.
A caderneta de poupança é um investimento tradicional, conservador e muito popular entre investidores de menor renda. Quase todos os bancos comerciais possuem esse tipo de investimento e não é preciso ser correntista para