ATPS ANATOMIA FINAL
Região anterior da perna Tensor da fáscia lata.
Origem: Espinha ilíaca Antero superior.
Fixação: trato iliotibial abduz, gira medialmente e flete a coxa.
Sartório
Origem: Espinha ilíaca Antero superior
Fixação: Tuberosidade da tíbia
Maior músculo do corpo em extensão.
Faz flexão da coxa, flexão da perna e rotação lateral da coxa.
Quadríceps femoral
Músculo mais importante da região anterior da coxa (músculo do chute). Atua principalmente na extensão da perna, fazendo também flexão da coxa.
Quatro porções: Reto femoral (cabeça reta e cabeça reflexa) – Origina-se na espinha ilíaca Antero-inferior. Vasto medial – Origina-se no lábio medial da linha áspera. Vasto lateral – Origina-se no lábio lateral da linha áspera. Vasto intermédio – Origina-se no corpo do fêmur. (região inferior da coxa) Íleo Psoas e Pectíneo: o íleo psoas e pectíneo ficam cobertos pelos tratos femorais. O íleo psoas auxilia na flexão da coxa. O pectíneo aduz e flexiona a coxa.
REGIÃO MEDIAL DA COXA
Músculos adutores: Grácil, adutor longo, adutor magno e adutor curto. Obturador interno – gira a coxa lateralmente; fixa a cabeça do fêmur no acetábulo. Obs: Trígono Femoral: Adutor longo, o sartório e o ligamento inguinal (extensão da aponeurose do oblíquo externo que se estende da espinha ilíaca ântero-superior ao tubérculo púbico) formam o trígono femoral onde ficam os elementos que vão irrigar e inervar a perna (feixe vásculo nervoso, veia e artéria femural).
REGIÃO POSTERIOR DA COXA
Três músculos com características comuns originam-se da tuberosidade isquiática (menos a cabeça curta do bíceps) fazem flexão da perna e extensão da coxa formados pelo: bíceps femoral (cabeça longa e cabeça curta), semitendíneo e semimembranáceo. Todos se originam da tuberosidade isquiática, menos a cabeça curta do bíceps que se origina do lábio lateral da linha áspera. Os músculos semitendíneo, grácil e sartório são chamados de músculos da pata deganso.
REGIÃO GLÚTEA
Glúteo