ATPS An Lise De Investimento
análise de investimento
Introdução
Nessa Atividade Prática Supervisionada (ATPS), do 5º semestre de Administração, a nossa equipe elaborou um Projeto de Investimento em um negócio, no qual foi analisada a viabilidade econômica por meios dos critérios estudados na disciplina (TIR, VPL e Payback).
Etapa 1/Passo 1- Conceito; Tipos de investimentos e sua importância
Esta atividade é importante para que equipe possa reconhecer os tipos de investimentos e visualizar as oportunidades de negócios.
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, a longo prazo).
Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.
Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento: Investimento bruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de stocks. Investimento líquido: exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia. Investimentos