Atps algoritmos
Dennis M. Ritchie
Bell Labs/Lucent Technologies
Murray Hill, NJ 07974 USA dmr@bell-labs.com RESUMO
A linguagem de programação C foi inventada no começo dos anos 70 como uma linguagem de implementação de sistema para o nascente sistema operacional Unix. Derivada da linguagem sem tipos BCPL, ela evoluiu para um modelo estruturado; criada numa minúscula máquina como uma ferramenta para melhorar um ambiente de programação escasso, ela tornou-se um das linguagens dominantes de hoje. Este documento estuda sua evolução.
Introdução
NOTA: *Copyright 1993 Association for Computing Machinery, Inc. Esta reimpressão eletrônica tornou-se disponível pelo autor como uma cortesia. Para direitos de publicação adicionais contate a ACM ou o autor. Este artigo foi apresentado na Segunda Conferência sobre História das Linguagens de Programação, Cambridge, Mass., Abril de 1993.
Este documento fala sobre o desenvolvimento da linguagem de programação C, as influências sobre ela e as condições sob as quais ela foi criada. Por causa da brevidade, eu omiti a completa descrição da linguagem C e suas parentas ancestrais, as linguagens B [Johnson 73] e BCPL [Richards 79], concentrando-me nos elementos característicos de cada linguagem e como eles evoluíram.
A linguagem C tomou existência nos anos de 1969 - 1973, em paralelo com o primitivo desenvolvimento do sistema operacional Unix; o período mais criativo ocorreu durante 1972. Outra inundação de mudanças apareceu entre 1977 e 1979, quando a portabilidade do sistema Unix estava sendo demonstrada. No meio deste segundo período, a primeira grande descrição disponível da linguagem apareceu: A Linguagem de Programação C, freqüentemente chamada de 'livro branco' ou 'K&R' [Kernighan 78]. Finalmente, na metade dos anos 80, a linguagem foi oficialmente padronizada pelo comitê ANSI X3J11, o qual fez novas mudanças. Até o começo dos anos 80, apesar de existirem compiladores para uma variedade de