Atps algoritmo
Nesta primeira Etapa foi discutido diversos assuntos em grupo, através das leituras anteriores no qual, destacam-se:
Noção de Algoritmos
Algoritmos são soluções computacionais, que nos ajudam a solucionar os diversos problemas do dia a dia. Ou seja, é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. Temos que ter o mínimo de noção em algoritmos, porém os resultados finais ou ações dependem de um comando prático e que se faça entender para a sua realização.
Pseudolinguagem
A pseudolinguagem tenta aproximar os algoritmos da linguagem natural. Desta forma teremos uma linguagem simplificada aproximando a linguagem dos computadores da natural.
O Portugol é a pseudolinguagem que mais usaremos, pois ela permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo.
Estrutura de um programa.
É uma coleção de diversas variáveis, com tipos possivelmente diferentes. Em C, os registros são declarados através da palavra reservada struct. Exemplo de uma estrutura em C:
1 struct aluno {
2 char nome [30];
3 int matricula;
4 char curso [30];
5 };Estruturas
Para acessar um campo específico de uma estrutura, deve-se compor o nome do campo que se deseja acessar com o nome da estrutura. Essa composição é feita utilizando-se do ponto
(.).Estruturas
1 struct aluno a 1, a2;
2 strcpy (a1.nome, “João”);
3 a1.matricula=123456;
4 strcpy (a1.curso, “Engenharia”);
5 a2=a1;
6 if (a2==a1) {
7 printf(“São iguais.\n”);
8 } Estruturas
Tipos primitivos para representação de dados e variáveis:
Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere,