ATPS algoritimos
1.Noção de Algoritmos
Para resolver um problema no computador é necessário que seja primeiramente encontrada uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. É preciso que encontremos uma sequencia de passos que permitam que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva. Além disto, é preciso definir como os dados que serão processados serão armazenados no computador. Portanto, a solução de um problema por computador é baseada em dois pontos: a sequencia de passos e a forma como os dados serão armazenados no computador. Esta sequencia de passos é chamada de algoritmo. Entendemos que o programa computacional decorre da necessidade de uma solução de um problema. Exemplo:
1.1 A geração automática de documentos,
1.2O controle de um equipamento eletrodoméstico,
1.2 A transmissão de informações em longas distancias,
1.3 A agilização de cálculos científicos, …
A solução de problemas através de um sistema computacional só é obtida no momento em que definido um conjunto coerente de instruções de um programa.
2.Pseudo Linguagem
Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendido por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudo-código e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.
Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entender as lógicas dos programas (independentemente da linguagem que utilizem). Entendendo-se os conceitos facilita-se depois a conversão para qualquer linguagem de programação.
3.Estrutura de um Programa
Utilizaremos como padrão o seguinte modelo de pseudocódigo:
3.1 Todo programa deve ser iniciado com programa Seu Nome
3.2 O Início e