Atps Administração
POLO OSASCO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Professores
Alex Guid
Mônica Satolani
Vanessa Hornos
Osasco/SP
Maio, 2013
Sumário
1 CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Nas ultimas décadas a gestão do conhecimento tem crescido cada vez mais devido às mudanças ocorridas no ambiente externo, à mudança ocorre em varias partes do mundo em ritmo acelerado.
Com a globalização surgiram novos mercados, a empresa tem que se adequar aos avanços tecnológicos e a nova forma de trabalho, devido às novas indústrias com um novo conceito. São mudanças que ocorrem no ambiente externo, de maneira continua o que obriga as empresas a se adaptarem para não morrer.
O conhecimento deve ser desenvolvido para a sobrevivência das organizações, é um processo continuo de novos conhecimentos implantado nas organizações e direcionado a novos produtos, serviços, tecnologia e sistemas.
Esse método aplicado nas organizações se divide em dois componentes: Explicito e Tácito.
Conhecimento Explicito pode ser rapidamente transmitido em palavras, números, sons, compartilhado em forma de dados.
O conhecimento Tácito é altamente pessoal e difícil de ser formalizado, podendo ser expresso por meio da intuição, palpites, emoções e a experiência de cada individuo.
A gestão do conhecimento tem como objetivo controlar, facilitar e manter o acesso à informação, cada informação pode ser importante à tomada de decisões.
Algumas empresas tem dificuldade na implantação do negócio seja individual ou organizacional, devido a lidar com novas situações e informações.
Temos como exemplo as empresas IBM e a Canon são empresas pioneiras na gestão do conhecimento chamadas de empresas dialéticas apresenta duas características. A primeira a sua total disponibilidade a mudança, esta constantemente em movimento, enfrentando pro atividade e dinamicamente a mudança. (NONAKA, 2008