Atps administração
Nessa introdução será citado como o pensamento administrativo surgiu na idade média, até o atual processo de modernização da sociedade. O pensamento administrativo surge com base na consolidação da lógica de mercado, como forma de organização do trabalho humano, com objetivo inicial de aumentar a produtividade e gerar lucros.
Dessa forma, o pensamento administrativo evoluiu segundo os estudos empíricos sobre o funcionamento da burocracia e suas disfunções.
DESENVOLVIMENTO
O sistema feudal era constituído de três classes: sacerdotes, guerreiros e trabalhadores no qual mantinham mais outras duas classes. Feudo era o nome a qual se dava a certa quantidade de terra. O servo, por pior que fosse seu tratamento, era constituído de família e a utilização de terra e a prioridade eram voltadas para a terra do senhor, depois a sua propriedade. A igreja era dominante e possuía a maior riqueza no período feudal, prestavam ajuda espiritual. Já a nobreza era militar.
O sistema feudal se torna autossuficiente quando passa a descentralizar o domínio sobre os servos. O comércio se alastrou ainda mais nas cruzadas, onde começaram a negociar através da troca de mercadorias.
Um dos feitos mais importantes do aumento do comércio foi o crescimento da cidade, onde as associações de mercadorias viraram monopólio e os preços das mercadorias eram fixados por essas associações. Não havia empréstimo nesse período pois era considerado pecado beneficiar-se com os juros.
Houve importantes novas modificações dos camponeses. Surge, portanto, uma divisão do trabalho entre a cidade e o campo: “A liberdade conquistada”, porém tendo que cumprir e pagar em dinheiro conforme combinado à hierarquia (sacerdotes e guerreiros).
O servo deixou de trabalhar para o senhor e passou a ser assalariado. O principal adversário da emancipação foi a igreja e não a nobreza. Muitas mortes ocorreram devido a Peste Negra, que de certa forma, beneficiou os camponeses, que ganharam sua liberdade. A mão