Atps administração
Até o inicio do século XV a sociedade vivia em áreas agrárias e em pequenas cidades. Os artesões, que eram proprietários de oficinas, ensinavam profissionais e seus aprendizes e que abandonavam suas famílias para passar anos sob o cuidado de seus tutores., a produção, até aquele momento, era realizada de forma manual.
A Europa, especificamente a Inglaterra, passou por grandes transformações no inicio do século XVIII com o surgimento da maquina a vapor, como fonte de energia em substituição a energia muscular que a elevou da condição de sociedade agrária para a condição de sociedade industrial.
No final do século XIX, surge nos EUA a Administração Cientifica criada a partir de trabalhos desenvolvidos por Frederick W. Taylor apresentava a procura permanente por melhores métodos e trabalho e processo de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível.
Na década de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem seriada, as fábricas se tornam automatizadas, com novos métodos e processos produtivos, dando inicio ao conceito de produção em massa.
As teorias da administração podem ser divididas em varias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira especifica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de Administração.
Abordagem Clássica;
Abordagem Humanística;
Abordagem Neoclássica;
Abordagem Estruturalista;
Abordagem Comportamental;
Abordagem Sistêmica;
Abordagem Contingencial;
Técnicas Modernas de Gestão.
A teoria da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração cientifica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional.
A ênfase no ambiente surgir com a Teoria dos sistemas,