Atps 1 E 2
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Contabilidade Geral
Etapas 1 e 2
Nomes: Altair Neves RA:1299713466
Gabriele de Oliveira: 8466785645
Jeferson Alves:8622283292
Maria Aparecida: 1299100953
Profº da disciplina. Luiz Claudio
Matão 2015
Etapa 1
Passo 1
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Pode-se entender a escrituração contábil como o registro de todos os fatos contábeis de uma determinada empresa dentro de um período, para que ao final deste, as informações registradas possam ser úteis ou necessárias ao fisco, aos diretores e para uma melhor tomada de decisão. O controle contábil começa com os registros dos eventos no diário, e completam-se depois nos demais livros de escriturações. O método utilizado para registrar os fatos administrativos é o chamado método das partidas dobradas, que é usado universalmente na contabilidade e foi divulgado pelo frade LUCA PACIOLI no século XV.
ATOS E FATOS CONTÁBEIS Atos administrativos são os que ocorrem durante a gestão de uma entidade, mas que não alteram o seu patrimônio. Por isso os atos administrativos não devem ser objeto de escrituração. Entretanto há alguns atos administrativos considerados relevantes que podem ser escriturados através das contas de compensação. Vejamos alguns exemplos:
Remessa de bens a terceiros para conserto ou empréstimo;
Fianças e avais para terceiros;
Remessa de títulos para cobrança bancária;
Recebimento de bens de terceiros como garantia de dívidas. Fatos administrativos são os que alteram o patrimônio da empresa, qualitativa ou quantitativamente; por isso são objeto de escrituração contábil. Tais fatos são escriturados (ou lançados) utilizando-se as contas patrimoniais ou as contas de resultado, conforme a natureza da operação que lhe deu origem. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa
PATRIMÔNIO
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É