atos dos apostolos
Encontramos no livro coisas fascinantes, o destemor dos Apóstolos, a conversão de Paulo... Temos as primeiras dificuldades da Igreja nascente, os judeus da Palestina x judeus da Diáspora, judaizantes e Paulo. Temos também o ideal dos cristãos: "uma só fé e um só coração"
São Paulo vai do cap. 13 ao 28, ocupando a 2ª parte do livro. Até o cap. 12 aparecem os Apóstolos. Quer mostrar a transmissão do Evangelho, que passa dos judeus aos gentios.
São Lucas é gentio. Frisa a passagem providencial do Evangelho aos pagãos sem exigir a observância da Lei mosaica (At 15). Narra das peripécias desta passagem, em especial na vida de São Paulo. Destaca a coragem de Paulo e a intervenção do Espírito Santo. 1. Título e conteúdo de At
Nos manuscritos antigos se encontra o seguinte: "praxeis (ton) apostolon". É um título antigo, já do séc II. A citação é feita a partir das primeiras palavras do livro.
"Praxeis" significa o agir e não uma história ou biografia, mas feitos isolados, grandiosos, merecedores de registro. Inclusive há livros antigos também ditos praxeis.
Assim, são "Feitos dos Apóstolos".
"Apóstolon" = cinco ou seis dos Apóstolos vêm ao caso: Tiago, João, Pedro, Paulo e Tiago Menor. Vê-se que há um interesse grande no Colégio Apostólico. Além desses Apóstolos da primeira hora, temos outros que lhes são agregados. At 4,14 traz Barnabé e o cita como Apóstolo. Outro é o Diácono Filipe, Estevão... São figuras que se associam à expansão da Igreja. Para salvaguardar o título do livro Lucas põe no início do livro o catálogo dos Apóstolos (At 1,13).
No decorrer da primeira parte do livro temos o colegiado apostólico: At 2,14; 5,18; 6,2; 8,14; 9,27; 1,2-22. O Cap 15 traz o primeiro Concílio da história.
O conteúdo se acha esboçado no fim do Evangelho de Lucas. É uma continuidade. Vide Lc