Atletismo
Com este tema, Resistência Geral, começamos a estudar os programas de competição, para atletas e colegiais.
Resistência geral é a capacidade de resistir à fadiga nos esforços de longa duração e de intensidade fraca. É um esforço praticado na presença de O2, portanto em estado equilibrado, por que o O2 esta atendendo as necessidades do organismo .
Podemos também chamar de Resistência Aeróbica, na França ela é chamada de endurance, na Alemanha Resistencia Integral ou de base.
O atletismo se considera provas longas de 5.000 metros para cima. As provas de corrida, ou provas de resistência geral, esta colocadas na classificação relacionada de esforço fisiológico. Porque fazemos esse exercício para obter a capacidade física ideal, passamos por varias alterações benéficas, não só no caso de atletas ,mais também no caso de pessoas que buscam ter uma vida saudável, maior disposição para todos os tipos de exercícios físicos e atividades do cotidiano de cada um.
Alguns benefícios no organismo pelo trabalho de resistência geral são alguns desses: Melhora da atividade cardíaca, aumento do volume do coração, absorção do oxigênio, melhor irrigação dos vasos sanguíneos...
MÉTODOS
As pessoas devem ter pelo menos uma noção do que querem ter noção da intensidade das corridas a serem realizadas. Assim as primeiras corridas devem ser desenvolvidas em um ritmo que o professor fale, nunca de forma livre, porque geralmente se cansam muito rápido , enquanto os outros correm com esforço sem a intensidade adequada. Por isso nas etapas iniciais o certo é aplicar as corridas por tempo.
MÉTODOS DA CORRIDA POR TEMPO
Nos métodos de corrida por tempo, temos que dividir as crianças, adolescentes e até adultos em grupos de idade, depois disso determinamos o tempo de corrida, que deve ser aumentado em diversos momentos, isso o professor ira dizer.
As escolas tem o espaço para a prática de exercícios muito pequeno, mas nem por isso temos que