Atletismo
Ano lectivo 2011/2012
Disciplina de Ed. Física
Prof. Emília Branco
O atletismo é constituído por três modalidades: Corrida, lançamentos e saltos.
As corridas dividem-se de acordo com as distâncias da prova: * Corridas de velocidade (100 e 200 metros); * Corridas de meio fundo (400, 800 e 1500 metros); * Corridas de fundo (3000, 5000, 10.000 metros e maratona – 42 quilómetros); * Corrida de barreiras (100 metros – feminino, 110 metros – masculino, 400 metros); * Corrida de estafetas (4x100 metros e 4x400 metros); * Corrida de obstáculos (3000 metros); * Marcha (10 quilómetros – feminino, 20 e 50 quilómetros).
Nas corridas de velocidade, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em colocar o polegar e o indicador afastados e colocados no chão próximos da linha de partida, os braços à largura dos ombros, estendidos e o joelho da perna da frente a indicar o sentido da corrida (posição de 5 apoios).
Fases da partida:
1º Depois da colocação dos blocos de partida, o atleta deve estar de pé, atrás dos mesmos, e esperar que o juiz diga: “Aos seus lugares!”, aí o atleta entra em contacto com o dispositivo e deve colocar-se em posição de cinco apoios.
2º Seguidamente à ordem de “prontos”, deve colocar-se na posição de quatro apoios, elevando o joelho da perna de trás.
3º Ao sinal de partida (“tiro”), o atleta deve reagir rapidamente e começar a correr, com uma elevação do corpo progressiva.
São frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que é o sinal dado para começar a prova. Qualquer atleta que dê uma falsa partida será desclassificado.
Nas corridas de estafetas a equipa é constituída por 4 elementos e deve manter-se sempre dentro do mesmo corredor. A corrida inicia-se em “decalage” ou seja, o atleta no 1º corredor inicia-se mais