Atletismo para Deficiente F sico
1 O atletismo para deficientes físicos inclui no seu programa provas como: 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m, 4 X100, 4 X400.
lançamento do dardo, lançamento do disco, arremesso do peso,pentatlo e salto triplo, salto salto em altura
Perfil dos Atletas
Estas provas são disputadas por pessoas com paralisia cerebral (PC), amputados, lesados medulares e les autres. Classificação Funcional
classificação funcional faz parte da estrutura de desenvolvimento de uma modalidade paraolímpica. Ela visa a aproximar os atletas conforme as condições de mobilidade que estes apresentam, proporcionando assim equiparação funcional.
Assim como em outros esportes em que os atletas são categorizados em função do peso, idade e sexo, no esporte paraolímpico, os atletas são classificados e agrupados em classes, conforme o grau de resíduos musculares, seqüelas das deficiências que podem ter sido causadas por doenças, disfunção ou acidente, que resulta na perda substancial ou total da funcionabilidade. Estão assim divididas as categorias:
Lesionado medular (a classificação leva em consideração a altura da lesão);
Amputados (nível da amputação);
Paralisado Cerebral – PC;
Com Limitação Cognitiva;
Deficientes Visuais;
Les autres que, traduzindo literalmente, significa “os outros” (inclui todos os outros que não se enquadrem nos grupos já citados).
As classes funcionais são determinadas por uma variedade de processos que podem incluir uma avaliação física, técnica e observação dentro e fora da competição.
A classificação é um processo que inicia na primeira competição de um atleta, em que ele é inserido em uma classe que pode ser revista ao longo de competições subseqüentes. Este processo é conduzido por profissionais de educação física, médicos, fisioterapeutas, credenciados pela entidade que rege a modalidade esportiva. São conhecidos como classificadores.
Classes