atletismo lançamento de disco
O lançamento de disco é uma das várias modalidades do atletismo. O objetivo é que o disco seja lançado o mais distante possível. O esporte teve origem ainda nas Olimpíadas da Grécia Antiga, precisamente em 708 a.C. Existem várias obras de arte que comprovam o fato, como a estátua de Discóbolo, datada de 455 a.C., esculpida por Míron.
Provavelmente os primeiros discos não tinham a forma dos atuais e eram de pedra. A forma circular do disco utilizado atualmente foi sendo aperfeiçoada com o tempo. O lançamento de disco foi incluído nos Jogos Olímpicos da era moderna ainda na primeira edição, em Atenas, em 1896. O disco é um prato de metal que se lança desde um círculo que possui um diâmetro de 2,50 m. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura, pesando 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O LANÇAMENTO DO DISCO
.
Antigamente o arremesso do disco era praticado de uma forma muito diferente, da que é utilizada atualmente. A plataforma de arremesso era denominada Balões e se o disco caísse da mão no momento em que ia ser lançado, o atleta era desclassificado. Partindo daí, o desenvolvimento da técnica do arremesso do disco tem consistido em recorrer a técnicas antigas, já obsoletas, para torná-las efetivas. No princípio dos Jogos Olímpicos modernos (Atenas, 1896), a forma de arremessar o disco pouco tem em comum a atual. O atleta se colocava sobre um pedestal, não permiti a nenhuma volta e era obrigado a saltar deste pedestal após o lançamento.
O americano Garret resolveu poucos dias antes dos Jogos Olímpicos participarem da prova, uma vez que faltava um elemento na equipe e marcou o recorde mundial da época com 29,15 metros.
Foi estabelecida uma nova regra logo depois (1897) na qual o atleta poderia usar um círculo de 2,13m de distância e daí começaram a surgir os grandes nomes que