Ativos drenantes
São ativos que atuam nos sistemas venoso e linfático melhorando a circulação; melhorando a absorção de hematomas, infiltrados e edemas; fortalecendo as paredes dos vasos. Alguns desses princípios são:
Polissulfato de mucopolissacarídeo: diminui a inflamação, reduz edemas e vermelhidão de áreas contundidas ou pós operadas. Melhora a absorção de hematomas, infiltrados e edemas. Ativa a circulação.
Cumarina e Heparina: melhora a circulação periférica venosa e linfática, diminuindo edemas. São hemodinâmicas. Ação antiedematosa, antiflogística, protetora do tecido e linfocinética.
Rutina: de origem vegetal, derivado da flavona. Conhecida como vitamina pp ou fator de antipermeabilidade. Diminui a permeabilidade das paredes capilares por inibição da hialuronidase, prevenindo exsudatos e transudatos ao tecido adjacente. Venotrópico.
Diosmina e hesperidina: venotônicos e vasculoprotetores. Diminui a distensibilidade venosa e reduz a estase venosa. Normaliza a permeabilidade capilar e reforça a resistência capilar.
Venoxyl: princípio ativo formado pela união da arruda, ginkgo biloba e castanha-da-índia. É venotônico e ativa a circulação.
Abaixo, ativos drenantes pesquisados pelas alunas: Renata Giorgetti e Viviane Ventura do Curso de Cosmetologia e Estética do Centro Universitário Barão de Mauá:
Centella Asiática: reduz a fragilidade dos capilares, estimula a circulação, anticelulítica, depurativa, desintoxicante, cicatrizante, diurética, estimula o sistema linfático, tônica, vasodilatadora periférica.
Centella asiática
Castanha-da-índia: aumenta a resistência dos vasos, diminuindo a fragilidade e permeabilidade capilares. Ativa a circulação, favorecendo o retorno venoso.
Aesculus hippocastanum
Ginkgo biloba: estimulante da circulação periférica, adstringente, antiblenorrágico, antiinflamatório, anti-oxidante, antiplaquetário, cardiotônico, revigorante. Indicado para prevenção de edemas. Aumenta a resistência capilar.