Atividades
ESCOLA TÉCNICA DE HORTOLÂNDIA
USINAS HIDRELÉTRICAS, TERMOELÉTRICAS E NUCLEARES
Erasmo Alves de Souza Junior, nº 08
Jéssica Caroline Guilherme, nº 19
Série: 3ºC
Orientador Prof. Luiz Marques
HORTOLÂNDIA
2013
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 1. USINAS HIDRELÉTRICAS 4 2. USINAS TERMOELÉTRICAS 7 3. USINAS NUNCLEARES 9 CONCLUSÃO (Jéssica Caroline, nº 19) 11 CONCLUSÃO (Erasmo Alves, nº 08) 12
INTRODUÇÃO
A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Ela é gerada, principalmente, nas usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.
Neste trabalho, apresentaremos três formas de geração de energia elétrica, por meio de usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares.
1. USINAS HIDRELÉTRICAS
Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
A geração hidrelétrica está associada à vazão do rio, isto é, à quantidade de água disponível em um determinado período de tempo e à altura de sua queda. Quanto maiores são os volumes de sua queda, maior é seu potencial de aproveitamento na geração de eletricidade. A vazão de um rio depende de suas condições geológicas, como largura, inclinação, tipo de solo, obstáculos e quedas.
Para aproveitar o potencial hidrelétrico de um determinado rio, geralmente interrompe-se seu curso normal através de uma barragem que provoca a formação de um lago artificial chamado reservatório.
A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.
Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica