atividades
CURSO: BACHAREL CIÊNCIAS CONTABÉIS
Disciplina: Ciências Sociais
Professor EAD: ________________________________
Professor Presencial: Geneflides Torres Coelho
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Equipe:
Gisele Moreira Teixeira - 439788
Jammiller de Sousa Barboza - 833200553
Jéssica da Silva Rodrigues - 445039
Mauro Damasceno Neri - 7598652694
Najara Paiva dos Santos – 7982706495
Rosberg Damasceno dos Santos - 443135
Novembro / 2013
Itapipoca - CE
1 ETAPA 01
1.1 Cultura, indivíduo e sociedade
Os relacionamentos entre grupos sociais são moldados e até mesmo determinados pela cultura. Os indivíduos se formam em sociedades e constroem formas de agir, de pensar e de se comportar que chamamos de cultura. Os valores, costumes e tradições determinam a cultura de cada sociedade. A cultura tem várias definições, por isso podemos dizer que tem um sentido polissêmico porque há vários sentidos para a palavra e para a expressão. A cultura pode se transformar com o tempo, com o contexto histórico, de outras formas de pensamento, por influência em outras culturas e também de construção social.
A história da humanidade mostra que o homem sempre viveu em grupos e que o contato com esse grupo é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Todas as pessoas nascem dentro de um grupo social e passará a ter hábitos e atitudes dos outros membros de seu grupo onde isso fará que sejam aceitos dentro dessa sociedade.
Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Peter Berger e Thomas Luckmann, falam de sociedade como realidade subjetiva, considerando que a socialização é o processo pelo qual ocorre a interiorização da realidade e é explorada de duas formas: a socialização primária e a socialização secundária.
Socialização primária: é a primeira socialização em que o indivíduo experimenta na