ATIVIDADES
Contabilidade Pública é o ramo da Ciência Contábil que aplica na administração pública as técnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatórios periódicos, levando em conta as normas de Direito Financeiro (Lei 4.320/64), os princípios gerais de finanças públicas e os princípios de contabilidade, ou seja, a contabilidade pública é regida pela Lei 4.320/64, que estatui normas gerais de direito financeiro para a elaboração e o controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
É o ramo da contabilidade que estuda, orienta, controla e demonstra a organização da Fazenda Pública, o patrimônio e suas variações.
Seu objeto é o Patrimônio Público dos órgãos e entidades, que correspondem ao conjunto de bens, direitos e obrigações a eles vinculados, exceto os bens de domínio público, tais como: praças, ruas, estradas, etc. Seu objetivo é, mediante sistemas de contas e por partidas dobradas, registrar, acumular, resumir, analisar e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais das entidades de direito público.
2. Qual a diferença da administração direta e indireta.
Administração direta é representada pelos órgãos do poder público cujas atribuições lhe são típicas (União, Estado, DF e Municípios), definida pela presidência e ministérios, governos e secretarias estaduais e municipais.
A administração indireta é composta pelas autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas, com personalidade jurídica própria, mas ligada ao estado.
3. O que você entendeu sobre estágios da receita.
Estágios da Receita Pública são etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelo órgão e repartições encarregados de executá-las.
Nos tempos atuais, em face das técnicas utilizadas, a receita deverá percorrer os seguintes estágios: a) Previsão; b)