Atividades
Juliano Matias
Abordaremos neste artigo uma tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada na área industrial, que é a das Fibras Ópticas.
Os vários tipos de fibras, seus conectores e técnicas de montagem estão sendo apresentamos neste artigo que, com o seu conteúdo, visa cobrir uma lacuna ainda existente nas nossas literaturas técnicas.
Boa leitura!
A
s Fibras Ópticas (vamos chamá-las de F.O.) servem para o trafegar dados de um ponto ao outro utilizando a luz como forma de transporte dos mesmos, ao invés dos cabos elétricos convencionais.
Normalmente, elas são utilizadas em telecomunicações, telemetria e também em Automação Industrial, que é onde iremos abordar.
Em Automação Industrial, elas são basicamente empregadas quando há a necessidade de :
1. Imunidade contra Interferência Eletromagnética
(EMI);
2. Para isolar equipamentos eletricamente;
3. Aumento de distância entre os equipamentos.
Imunidade contra Interferência Eletromagnética
Esse é o maior motivo para se utilizar F.O. em ambiente industrial. Normalmente, o ambiente industrial é um muito propício para o aparecimento de EMI e algumas vezes, por mais que o cabo de dados (elétrico) seja blindado, aterrado e com todas as condições teóricas de isolamento da EMI, nem sempre é suficiente para evitar esse tipo de problema, e a solução disso é a utilização de F.O. para a interligação dos equipamentos. 16
Isolar equipamentos eletricamente
Esse é o segundo maior motivo de se utilizar F.O. em automação industrial. Muitas vezes, temos equipamentos da mesma rede Fieldbus sendo utilizados em prédios diferentes, ou até mesmo dentro de um mesmo prédio, porém em distâncias muito grandes.
Nesse caso precisamos isolá-los eletricamente, pois no caso de uma eventual diferença de potencial entre os dois equipamentos evitamos a sua danificação.
Aumento de distância entre os equipamentos Quando utilizamos o meio físico
“cabo elétrico”, quanto maior for a