Atividades
Av. João Pessoa 5609 – Damas – CEP 60.425-682 – Fortaleza – Ceará www.imparh.ce.gov.br | cli@imparh.ce.gov.br
Fone/Fax +55 85 3433-2995
IMPARH – DCE - CENTRO DE LÍNGUAS – CURSO DE PORTUGUÊS
Tipos de Sujeito
O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre com uma ação verbal, concordando com o verbo e nomeando o ser do qual se declara algo na oração. Ele possui diversos tipos divididos em três classificações: determinado, indeterminado ou inexistente.
Sujeito Determinado: é aquele identificado com precisão numa oração a partir da concordância verbal que existe nesta. É dividido em simples, composto e oculto (ou elíptico).
Sujeito Simples: é o tipo de sujeito que possui um só núcleo, ou seja, uma única palavra que é a principal.
A imensidão branca destas praias causa admiração nos turistas.
Aqui, o núcleo do sujeito é imensidão, termo que concorda diretamente com o verbo causar. Além do núcleo, o sujeito é composto por outros três elementos: a, branca e destas praias.
Sujeito Composto: é o tipo de sujeito que possui dois ou mais núcleos.
A casa, o quintal e a varanda eram grandes.
Aqui, os núcleos são casa, quintal e varanda, todos concordando com o verbo ser.
Sujeito Oculto (Sujeito Elíptico): não está explícito na oração como o simples e o composto, sendo identificado a partir do contexto ou pela desinência (terminação) do verbo.
Torraremos pão para a avó.
Percebemos, a partir do verbo torrar e sua terminação emos, que o termo que conjuga o verbo é o pronome nós, sendo este o sujeito da oração.
Sujeito Indeterminado: é aquele que não é nomeado e determinado com exatidão na oração. Ocorre quando temos verbos na 3ª pessoa do plural ou quando temos verbos na 3ª pessoa do singular acompanhadas pelo pronome se.
Ainda não inventaram a máquina do tempo.
O verbo na 3ª pessoa inventaram indetermina o sujeito da oração. Não é possível saber quem