ATIVIDADES ATUTORIAIS
1612 palavras
7 páginas
ResumoAula-tema 02: Juros e Descontos: definições e usos nas atividades atuariais
Conforme vimos na aula-tema 01, os juros compõem uma parte importante da atividade do atuário e têm participação relevante na realização dos cálculos envolvendo o segmento de seguros. Os juros são uma parcela do capital cujo objetivo é a remuneração ou sua simples correção ao longo do tempo. Este valor encontra-se normalmente inserido no total. Assim, caso façamos um crediário para compra de um eletrodoméstico, o valor das parcelas já terá o custo dos juros embutido. Uma seguradora que efetua a venda de um seguro de automóvel, por exemplo, e aceita receber o valor do prêmio em parcelas, que certamente já terão o custo financeiro embutido.
A incidência dos juros pode ser simples ou composta. Geralmente estudamos as duas formas, mas, no Brasil, temos praticamente em 100% dos casos o fenômeno dos juros compostos. A cobrança ocorre da seguinte maneira: sobre um valor principal há a incidência de uma determinada taxa de juros, e o valor do principal, acrescidodos juros respectivos, forma um novo valor, sobre o qual incidirá novamente a taxa de juros, gerando mais um novo valor. Este mecanismo é popularmente conhecido como juros sobre juros, pois a primeira incidência ocorre sobre o principal, e novos juros vão sendo gerados com o tempo. Isto eleva muito o valor total a ser cobrado, tornando o custo financeiro altíssimo. Esse é o motivo pelo qual muitas pessoas recorrem a créditos e, na hora da liquidação, o valor acaba transformando-se em algo impagável.
Quando trabalhamos com um valor futuro e com o desejo de antecipar seu pagamento, exigimos um desconto, que nada mais é do que um abatimento dos juros embutidos no valor em questão.
Os juros podem ser expressos em valores monetários (dinheiro) ou por meio de taxas (porcentagens), e a maneira utilizada para efetuarmos os cálculos é sempre a taxa de juros, expressa em porcentagem e com o período previamente determinado.
O período em