Atividade
Certificações Aplicadas à Saúde e Segurança do Trabalho
Atividade Semanal 1
Para as empresas há a necessidade de garantir a qualidade de produtos e/ou serviços. Como também existem mercados que exigem produtos e/ou serviços que não agridam tanto o meio ambiente. Ou mesmo pessoas ou mercados que não adquiram nada que provenha de empresas com altos índices de acidentes de trabalho. Para isso as empresas podem se certificar com normas que assegurem um ambiente mais seguro para os trabalhadores.
Todas as certificações são oriundas de normas técnicas, que provem de entidades apropriadas.
O principal órgão internacional para as certificações de qualidade e meio ambiente é o ISO, uma organização não-governamental que fomenta a padronização de vários produtos e serviços.
As normas são divididas em séries e suas nomenclaturas se iniciam com a expressão “ISO”.
As normas de qualidade são da série ISO 9000. Ela compreende pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, produção, instalação, desenvolvimento e serviços associados. Com o objetivo de satisfazer o cliente pela prevenção de não conformidades em todos estágios da qualidade da empresa.
As normas ISO 9000 podem ser aplicadas em qualquer empresa. Elas se aplicam em situações que exijam que a empresa é administrada com qualidade.
Vantagens da aplicação da ISO 9000
Uma empresa que tem a certificação ISO 9000 tem reputação, é sólida, evita perca de mercado, tem relações comerciais facilitadas, tem responsabilidade civil, tem uma margem pequena de reclamações e queixas, reduz as perdas de produção, tem menos reprocessamento, reparo e trabalho.
Para os clientes é bom, pois eles terão a segurança da fonte proveniente dos produtos e/ou serviços adquiridos, evitam danos à saúde, evita poluição para o meio ambiente, reduzem custos e terão mais satisfação e confiança com o produto e/ou serviço adquirido.
Um processo de certificação exige da empresa um tempo para sua