Atividade
TURMA - PDE/2012
Título: VARIEDADES LINGUÍSTICAS: Diferenças e aceitações na EJA
Autor
Ana Cristina da Silva Covalchuk
Disciplina/Área (ingresso no PDE)
Língua Portuguesa
Escola de Implementação
Projeto e sua localização
CEEBJA
do
Município da escola
União da Vitória
Núcleo Regional de Educação
União da Vitória
Professor Orientador
Bernardete Ryba
Instituição de Ensino Superior
FAFIUV
Relação Interdisciplinar
(indicar, caso haja, as diferentes disciplinas compreendidas no trabalho) Resumo
(descrever a justificativa, objetivos e metodologia utilizada. A informação deverá conter no máximo 1300 caracteres, ou 200 palavras, fonte Arial ou Times
New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples)
Estudar e analisar a Variação Linguística presente nos textos produzidos no Ensino Médio é o objetivo desse projeto, pois observa-se que linguagem presente nas produções dos alunos assemelha-se à da variedade estigmatizada, popular, afastando-se assim, da variedade prestigiada, principalmente no que diz respeito ao uso dos tempos verbais a suas concordâncias. Em toda comunicação, a variação das formas linguísticas é constante. Há vários fatores que influenciam nessa variação.
Os principais são os fatores geográficos, de classe, de idade, de sexo, etnia, de profissão, grau de instrução, etc.
É importante o aluno perceber que a língua é o veículo linguístico da comunicação e que não a usamos sempre do mesmo jeito, adequamos nossos textos à situação comunicativa do momento.
Deve-se ter em mente que variedades não são erros, mas diferenças e que têm explicações no próprio sistema evolutivo da língua.
Envolver os alunos com leitura, escrita e reescrita de textos que façam sentido, de múltiplos sentidos, que provoquem prazer, textos vivos, tanto na narrativa oral quanto na escrita e, em todas as formas de interpretação, dos mais variados