atividade
Os sanduíches são excelentes para aumentar a variedade e proporcionar uma refeição rápida e nutritiva. Dicas para escolher o pão ideal e o recheio certo.
Por Cristiane PerroniRio de Janeiro
Comente agora
Com ingredientes correstos sanduíche pode substituir uma refeição (Foto: Getty Images)
Com a correria do dia a dia muitas pessoas trabalham até tarde e praticam atividade física na hora do almoço, realizar grandes refeições tem se tornado uma tarefa difícil e muitas vezes inviável. Além das “saladas montadas”, congelados FIT ou LIGHT, os sanduíches também são excelentes para aumentar a variedade e proporcionar uma refeição rápida, mas nutritiva.
Mas como manter a saúde, a qualidade da refeição e controlar o total de calorias ingeridas com a utilização de sanduíches, de fácil digestão e fáceis de serem elaborados.
À base da nossa alimentação são os carboidratos e é um grande mito que sanduíches engordam. O grande vilão para o controle de peso e manutenção da saúde não é o pão, mas o RECHEIO. Precisamos selecionar proteínas magras, hortaliças e temperos naturais para tornar estes sanduíches nutritivos.
Pães- carboidratos: Integrais, ciabatta, francês, árabe.
O pão integral é rico em fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino, promove maior sensação de saciedade que os demais. Existem inúmeros sabores: maçã com canela e passas, chia, linhaça, castanhas e macadãamias, iogurte, cenoura...impossível enjoar.
Entretanto, todos os outros pães podem ser utilizados, quanto maior a variedade maior a relação de prazer e manutenção de equilíbrio à saúde.
Os pães mais calóricos são a foccacia (tem muito azeite) e croissant ( tem muita manteiga).
Recheio - proteínas:
Como proteínas magras podemos utilizar: queijos magros (cottage, ricota, queijo prato\ mussarela light, cream cheese e requeijão light), ovo cozido, atum, peito de frango, salmão, peito de peru, lombo canadense, presunto magro