Atividade
Tem como objetivo oferecer um contraponto há outro muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. O IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Não abrange todos os aspectos de desenvolvimento. É um importante instrumento para comparar as condições de vida entre os países. Sendo também usado na elaboração e na orientação de políticas e programas sociais.
O índice varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Países com IDH 0 a 0,499 têm desenvolvimento humano considerado muito baixo, os países com índices entre 0,500 até 0,599 são considerados de baixo desenvolvimento humano, países com IDH de 0,600 a 0,699 são considerados de médio desenvolvimento humano, países com IDH de 0,700 a 0,799 são considerados de alto desenvolvimento humano e países com IDH de 0,800 até 1000 são considerados como muito alto o desenvolvimento humano.
Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:
Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança;
E o padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência.
Sendo calculados pelas seguintes formulas (figura 1):Figura : Os três índices utilizados