Atividade Ricardo
CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas Distribuidos
Ricardo Augusto Maia Guilherme
Orientador: Diego Canizio
Rio Branco- AC
Setembro 2015
1- Arquitetura na qual o processo de informações e dividido em módulos diferentes, onde um módulo é responsável manutenção de informações e outros pelas obtenções de dados.
2- Peer-to-peer ou P2P, são redes de computadores onde cada cliente tem capacidades e responsabilidades equivalentes. Diferente da arquitetura cliente/servidor, onde computadores são dedicados a servirem dados a outros.
3- Cliente – Servidor: Solicitar um serviço bancário, onde o computador do cliente solicita a informação ao servidor web do banco. O servidor encaminha o pedido ao banco de dados do cliente e envia uma solicitação para um outro servidor de dados em outro computador do banco para retornar informações da conta. O saldo é devolvido ao cliente de banco de dados do banco, que por sua vez, serve lhe de volta ao cliente navegador exibindo os resultados para o usuário.
P2P: Sistemas distribuídos compostos de nós interconectados, aptos a se auto-organizar em topologias de rede, com o intuito de compartilhar recursos, como conteúdo, ciclos de CPU, largura de banda e armazenamento, com a capacidade de adaptação a faltas e acomodação a um número variável de nós, ao mesmo tempo que mantém a conectividade e o desempenho em níveis aceitáveis, sem a necessidade de suporte ou intermediação de um servidor centralizado
4- No meu ponto de vista a arquitetura peer-to-peer com relação à segurança é bem fraca, com o grande compartilhamento de arquivo na rede, aumenta bastante o número de vírus e arquivos maliciosos mas a disponibilidade e variedade de arquivos tendem a ser grande e com isso facilitando para encontrar e compartilha ainda mais rápido os dados.
5-
6- Superpar só se comunica com outros superpares e os outros se comunicam com o superpar dentro de