Atividade PEDAGOGOS 2015
Universidade Estadual do Ceará-uece
Centro de Humanidades
Curso de Música - CM
Av. Paranjana, 1700 - Itaperi - CEP: 60740-000
Fone / Fax: 85 3101- 9760
MÉTODOS E TÉCNICAS DO ENSINO DA MÚSICA/ DIDÁTICA DO ENSINO DA MÚSICA
PROFª . MARIA ANGÉLICA RODRIGUES ELLERY
ALUNO:-Antonio Nyebson Pereira Albuquerque MAT. 1194161
Fortaleza, 24 de agosto de 2015
ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE DIA 31 DE AGOSTO DE 2015
1) Fazer um paralelo entre as Metodologias que foram criados e utilizados por Koellreutter e John Paynter respectivamente.
Koellreutter sempre incentivou a capacidade criativa e ensinava seus alunos a duvidar de tudo, ampliar seu leque de escuta, a improvisar e a criar... Por sua postura, de proporcionar aos alunos pretextos para a exploração e criação sonoras, alinha-se ao educador musical Jonh Paynter, que afirmava que o século XX tinha aberto um grande leque de possibilidades novas e inesgotáveis recursos de criação. Não se trata apenas de descobrir e registrar novos sons, mas de organizá-los como música a partir de uma atitude de escuta ativa e experimental. Escrevam com suas palavras os dados biográficos e as características dos MÉTODOS para EDUCAÇÃO MUSICAL que foram criados pelos seguintes pedagogos musicais:
KEITH SWANWICK é um pesquisador e educador musical de nacionalidade britânica.
Desenvolveu a teoria espiral de desenvolvimento da criança, assim como o uso do método TECLA (CLASP), sigla que designa o conceito do método, baseado em Técnica, Expressão, Composição, Literatura e Apreciação.
T – Técnica (manipulação de instrumentos, notação simbólica, audição).
E – Execução (cantar, tocar).
C – Composição (criação e improvisação).
L – Literatura (história da música).
A – Apreciação (reconhecimento de estilos / forma / tonalidade / graus).
As produções de suas obras tiveram influências de grandes pensadores da educação bem como: Jean Piaget, Jerome Bruner. Inspiração essa que se reflete nos critérios de Avaliação em Música pensado por