Atividade
VIVIANE LINO RODRIGUES
A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL (EDUCAÇÃO EM INSTITUIÇÕES NÃO-ESCOLARES) E SUAS PRÁTICAS, BEM COMO AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A
BELA VISTA, MS.
2015
VIVIANE LINO RODRIGUES
AS EXIGÊNCIAS QUE OS DIFERENTES ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL (EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR) REQUEREM PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A.
Atividade 02, apresentado à disciplina de Práticas Pedagógicas em Instituições Não Escolares, para fins de avaliação parcial, sob a orientação da prof (a): Nesdete Mesquita Corrêa no curso de Pedagogia, modalidade à distância, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
BELA VISTA, MS.
2015
SUMÁRIO
1.1 ATIVIDADE A
3
REFERÊNCIA
4
ATIVIDADE A:
Visualizando os vídeos e lendo os textos indicados pude compreender como ocorre a atuação do/a pedagogo/a na educação não-formal (em instituições não- escolares). Apresente o seu entendimento sobre as exigências que os diferentes espaços de educação não-formal (educação não-escolar) requerem para a atuação profissional do/ pedagogo/a.
Hoje a pedagogia vem mostrando diversos caminhos, isso tudo devido à grande velocidade das mudanças e os desafios do mundo globalizado. A presença do pedagogo no hospital é essencial, uma vez que não existe fronteira para a ação educativa. Sendo assim, o pedagogo hospitalar será o elo entre o aluno internado e a escola.
Sua função não é somente ocupar o tempo ocioso da criança, mas também dar continuidade ao seu desenvolvimento escolar, criando condições de aprendizagens.
Como podemos perceber em Libâneo (2001, p.156):
Pedagogia é o campo de conhecimentos que se ocupa do estudo sistemático da educação – do ato educativo, da prática educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais. Não há sociedade sem práticas educativas. Pedagogia diz respeito a uma