Atividade para a disciplina de desenvolvimento econômico
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
2012 Desenvolvimento Econômico da China
A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes. É uma república socialista governada pelo Partido Comunista da China sob um sistema de partido único. Desde 1980 a China ganhou a atenção dos mercados mundiais, porém mantem ainda sua própria filosofia em política e cultura.
Podem ser apontados vários aspectos que levaram ao elevado crescimento da China nas últimas décadas, dentre os quais estão: as altas taxas de investimentos, a maior abertura comercial e financeira estimulando as exportações e à atração de investimentos externos, a política cambial favorável e os investimentos em capital humano.
Podem-se encontrar muitos obstáculos em relação a fazer negócios com a China, como por exemplo, a linguagem, o curto prazo que os chineses estão acostumados em relação aos negócios, a baixa qualidade de seus produtos e o fato de os chineses gostarem de copiar produtos de outros países.
Nos últimos anos a China tem investido em alta tecnologia para a fabricação de produtos que requerem conhecimento e maior envolvimento na produção e consumo. A China também investe muito em outros países, por esse motivo já foi um dos principais investidores estrangeiros e o governo chinês apresentou a previsão de até 2020 investir mais no exterior em comparação com o capital externo aplicado em seu país.
Em 2008, a China recebeu 108 milhões de dólares em investimentos, sendo assim é o país que mais recebe no bloco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Apesar de todos os obstáculos e empecilhos há muitas oportunidades de ganhar dinheiro na importação de produtos chineses, não é por acaso que ainda hoje, a expressão “negócio da China” é usualmente utilizada quando alguém obtém algum tipo de acordo bastante vantajoso.
.
Referencias Bibliográficas
Investimentos