Atividade integradora
Polo:
Curso:
Disciplina: Fundamentos da Supervisão Escolar
Aluna:
Data:
Atividade Integradora
As atividades lúdicas, ultimamente, vêm ganhando espaço dentro de nossas escolas, numa tentativa de trazer o lúdico para dentro da sala de aula. A pretensão da maioria dos professores com a sua utilização é a de tornar as aulas mais agradáveis com intuito de fazer com que a aprendizagem torne-se algo fascinante. Além disso, as atividades lúdicas podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio levando o aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com seu cotidiano.
Corrida dos sapatos
Objetivo Obter noções de lateralidade e espaço.
Desenvolvimento
Divide-se a equipe em duas fileiras, uma criança do lado da outra. Todos os participantes tiram os sapatos e depositam a uma distância de 5 m (todos misturados). Dado o sinal, todas as crianças saem pulando com o pé esquerdo até encontrar o seu par de sapatos e calçá-los. Assim que terminarem de calçar, voltam rapidamente para o lugar.
Morto e Vivo
Objetivos
Desenvolver a atenção e a agilidade motora; respeitar as regras do jogo, colaborando na participação da equipe.
Desenvolvimento
O professor inicia a brincadeira dizendo Morto (as crianças deverão se agachar). Logo em seguida dirá Vivo (as crianças deverão ficar de pé). Depois o professor poderá repetir a mesma palavra duas ou três vezes, e assim por diante.
Identificando os calçados pelo tato
Objetivos
Reconhecer o seu tênis através do tato, entre vários.
Desenvolvimento
Nessa brincadeira, todas as crianças deverão tirar seu calçado e levar a um lugar determinado. O professor misturará todos os calçados, deixando mais desafiador para as crianças procurarem. As crianças formam duas filas, com o mesmo número em cada uma. Dado o sinal de início, os primeiros de cada fila, com os olhos vendados, saem correndo até os calçados e identificando-os pelo tato,