Atividade física, diabetes e hipertensão
Gabriela
HIPERTENSÃO
DIABETES
ATIVIDADE FÍSICA
São Miguel do Oeste / SC
07 de junho de 2013
Gabriela Vanusa Giongo Wandscher e Raquelli Konrad
HIPERTENSÃO
DIABETES
ATIVIDADE FÍSICA
São Miguel do Oeste – 2013
Introdução
A atividade física regular é essencial e de grande benefício para o controle do diabetes e de condições associadas como a hipertensão arterial, a obesidade etc. Além de facilitar o controle dessas condições à atividade física melhora o condicionamento físico, as dores musculares, articulares e dá uma sensação de bem estar, melhora o humor, a autoestima.
Durante o trabalho será possível compreender o que é atividade física, hipertensão e diabetes, de uma forma simples e objetiva e a influência que a atividade física exerce sobre essas doenças.
Atividade física e saúde
De acordo com a WHO, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A falta de atividade física foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Além disso, inatividade física é estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21-25% dos cancros do cólon e da mama, 27% de diabetes e aproximada mente 30% da carga isquêmica cardíaca doença.
Segundo COLBERG (2003), a Atividade Física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, diminui o apetite, faz com que você coma mais sem ganhar gordura, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida.
Principais Benefícios da Atividade Física
Melhoria da aptidão cardíaca;
Melhoria da aptidão pulmonar;
Melhoria da força muscular;
Prevenção de doença coronariana;
Regressão da aterosclerose;
Tratamento das doenças cardíacas;
Prevenção de AVCs;
Prevenção