Atividade filosofia- aristoteles
KARLA SILVA
São Luís 2012 ATIVIDADE DE FILOSOFIA
1-Comente a seguinte afirmativa fundamentando-se na teoria de Aristóteles: “O ordenamento jurídico é um meio, a felicidade é o fim alcançado através da prática da justiça” (RIBEIRO, 2012)
A justiça é um meio de pesar os lados da balança, quem é culpado e quem é inocente, e a “felicidade” seria a resposta mais justa para a questão jurídica (a busca da felicidade).
2-A ética aristotélica é uma ética teleológica, uma vez que erige como fim do agir humano a felicidade (eudemonismo, de eudaimonia, felicidade em grego).Considerando a ética deste, esclareça a mediania.
Aristóteles defendia que a felicidade para o ser humano está em encontrar o meio termo, a “mediania”. Evitar os excessos. Uma vida feliz seria aquela em que a gente consegue juntar as 3 formas de felicidade possível: os prazeres, a liberdade cidadã e o conhecimento da filosofia. Nossas virtudes são aquilo que temos de melhor. Ele as encontra na metade do caminho, entre um excesso e outro. A virtude está em achar o “caminho do meio”.
3-Coloque V para as proporções verdadeiras e F para as proposições falsas. Caso sejam falsas justifique para que se tornem verdadeiras. a) ( F ) O homem virtuoso é feliz de si para consigo, mas sua felicidade se engaja na necessidade de vida gregária e particular. b) ( V ) O legislador deve estar atento às virtudes e vícios com vistas realizar na sociedade a implantação de uma legislação que favoreça e estimule a virtude e a cidadania. c) ( F ) O objetivo da justiça distributiva é se pautar nas coisas e não nas pessoas, considerando as pessoas na equidade. d) ( F ) A causa final é menos importante
A letra a é falsa pois a felicidade do homem não se dá pela vida individual e solitária, mas sim em sociedade, vida gregária é uma tendência do homem